Relíquias – Cornely original Francesa!

É uma máquina de bordar , chamada Cornely, original francesa,  fabricada no ano de 1876. Isso mesmo, mil oitocentos e bolinhas.
 Esta máquina não é herança de família, foi adquirida por mim, no ano de 2006, quando fui à São Paulo e a encontrei numa loja de máquinas antigas, no bairro Bom Retiro. A máquina estava em perfeito funcionamento. Faz o ponto corrente, tipo bordado indiano,  manuseado por uma manivela que fica por baixo da máquina, com a mão direita, ficando somente a mão esquerda para manusear no tecido. Faz também o ponto chenille, ou ponto esponja que é um tipo de ponto atoalhado. Ainda aplica a fita de cetim, número zero, a mais fininha, fazendo desenhos livres. É um trabalho mecânico, porém completamente artesanal. 
A bordadeira ou bordador que opera essa máquina tem o desenho na cabeça e borda caminho sem fim, florais, arabescos e uma infinidade de riscos. Para os desenhos que precisam de uma uniformidade de produção, ou escritas com letras de forma por exemplo, pode ser feito o risco à mão ou à máquina computadorizada antes de bordar na Cornely.
 Ensinei muitas pessoas a trabalhar nesta máquina e ela nos foi útil até o ano de 2013.Mas se precisar dela, está pronta para bordar novamente. Bordar nesta máquina é uma arte! Esta máquina, assim como as outras máquinas relíquias que temos, estão expostas na empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *